ASSPROM - Associação Profissionalizante do Menor
Rua Minas Novas, 233 - Cruzeiro
Belo Horizonte/MG - CEP: 30310-090
Telefone: (31) 3263-1500
 
 
Capacitação Inicial
É o início do processo de formação profissional. O jovem participa do curso de preparação para o mundo do trabalho, com 108 horas/aula, em que aprende sobre postura profissional, relações interpessoais, ética no trabalho, legislação trabalhista e muito mais.

Cursos, palestras temáticas, oficinas
Ao ser encaminhado para uma empresa parceira, o jovem avança em seu itinerário formativo e passa a construir o que é chamado de Currículo Mínimo. Este currículo é composto por inúmeros cursos, dentre eles, de informática, de capacitação e aperfeiçoamento profissional, de português, matemática, inglês e espanhol, além de palestras e oficinas.

Curso Preparatório para o ENEM
Por meio de uma equipe de instrutores e psicólogos, a Assprom oferece um curso intensivo com ênfase nas habilidades e competências requeridas nos conteúdos das questões das provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Acompanhamento Profissional

Uma equipe composta por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais acompanha o jovem em todo seu processo de formação, buscando soluções para as dificuldades inerentes ao mundo do trabalho, no âmbito pessoal e familiar.

Apoio Pedagógico
Trata-se de uma ferramenta que oferece suporte e estímulo nos estudos. São oferecidas monitorias de reforço escolar, para as disciplinas em que o jovem apresentar maior dificuldade.
 
Acompanhamento Escolar Sistematizado
Com o apoio da família e da escola, a Assprom acompanha a frequência e o rendimento escolar dos adolescentes, com vistas na permanência e promoção escolar.


Atividades de Esporte Educativo, Cultura, Lazer, Meio Ambiente e Saúde

A Assprom atua no desenvolvimento integral do adolescente e do jovem e promove, além da formação e orientação profissional, atividades socioeducativas de esporte, lazer, cultura, saúde, além daquelas que trabalham o desenvolvimento do papel cidadão: Meio Ambiente, Políticas Públicas, entre outras. São as mais variadas ações, que vão de visitas a museus, cidades históricas, cinema, espaços diversos de cultura, gincanas, concursos de desenho, campeonatos de futebol, oficinas e projetos de geração de renda. Essas ações valorizam a singularidade e a pluralidade da condição juvenil, além de propiciar uma visão engajada do mundo que o cerca.
 
Projeto do Novo Emprego (Pronem)

Quando o jovem se desliga da instituição, ele é cadastrado no Projeto do Novo Emprego, que oferece oportunidades de recolocação no mercado de trabalho.


Projeto de Atenção à família
A família é a base fundamental para que o jovem se possa desenvolver de forma saudável e segura. Ciente disso, a Assprom desenvolve ações que integram e aproximam as famílias do processo de formação de seus filhos. Também são oferecidos cursos e oficinas de geração de renda, com o propósito de capacitar pais e mães, oferecendo alternativas de melhoria do orçamento familiar.